Você sabe para que serve o selo Procel?

Criado em 8 de dezembro de 93 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – Procel, programa do Governo Federal executado pela Eletrobras, o Selo Procel de Economia de Energia, ou apenas Selo Procel, tem como objetivo ser uma base simples e eficaz para auxiliar o consumidor a conhecer, entre os equipamentos e eletrodomésticos, e sua disposição no mercado, os mais eficientes e de menor consumo de energia.

Após sua criação, foram firmadas algumas parcerias junto ao Inmetro, associações de fabricantes e pesquisadores, com intuito de estimular a disponibilidade de equipamentos cada vez mais eficientes no mercado brasileiro.

Os equipamentos de refrigeração que atualmente recebem o Selo são: Refrigerador de uma porta compacto, Refrigerador de uma porta, Refrigerador combinado, Refrigerador combinado frost-free, Freezer vertical, Freezer vertical frost-free, Freezer horizontal, Ar-condicionado de janela e Ar-condicionado Split, entre outros.

Os critérios para avaliação e concessão do SELO PROCEL são determinados por uma comissão técnica composta de representantes das seguintes entidades: Procel / Eletrobrás, na condição de Coordenador, Cepel – Centro de Pesquisas de Energia Elétrica, Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, IDEC – Instituto de Defesa do Consumidor, ABINEE – Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, ELETROS – Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletro-Eletrônicos, ABILUX – Associação Brasileira da Indústria de Iluminação, ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento.

Então, ao adquirir um novo equipamento, procure sempre pelo Selo! Além de contribuir para o consumo sustentável de energia, você também vai economizar na sua conta de luz.

Desenvolvido por Tao Design