Você sabe o que é BTU?

Na hora de adquirir um ar condicionado você certamente ouvirá falar de BTUs e de sua importância técnica. Mas, afinal, o que é BTU?

Trata-se de uma unidade de medida chamada British Thermal Unit ou popularmente chamada de Unidade Térmica Britânica, esta medida determina a potência de refrigeração de cada aparelho de ar condicionado.

Utilizando-se corretamente desta unidade você garantirá que o seu equipamento refrigere de maneira adequada o local onde estiver instalado, de acordo com a metragem e com outros fatores determinantes. Assim, você evita gastar dinheiro com um ar condicionado com uma potência superior para o seu espaço ou um aparelho com desempenho abaixo do necessário.

O calor intenso que as vezes enfrentamos tem feito muitas pessoas buscarem aparelhos de ar-condicionado. Para determinar o equipamento adequado para cada ambiente, o consumidor deve considerar fatores como área da sala, número de pessoas que a frequentam, iluminação, quantidade de janelas, tipo de vidro, área de paredes externas, cobertura e piso.

Para uso residencial, podemos considerar, em média, 680 BTUs por metro quadrado. Uma sala de 18m² precisa de um aparelho de, no mínimo, 12 mil BTU’s para refrigerar o ambiente de maneira adequada.
Ainda assim, alguns fatores externos podem interferir no resultado e exigir um outro cálculo de BTU’s. Se a sala tiver aberturas para leste, norte ou oeste e o vidro não for muito espesso, é aconselhável aumentar o cálculo para cerca de 800 BTUs por metro quadrado, pois a incidência solar vai gerar mais trabalho para o equipamento.

Para obter um menor consumo de energia, jamais deve-se adquirir um ar-condicionado pequeno. Se o aparelho tiver menos BTU’s do que exige o ambiente, por necessidade, o aparelho irá trabalhar no máximo da capacidade, usando uma potência muito grande, e ainda assim não refrigerará a sala da maneira desejada. Além disso, para melhorar o desempenho do equipamento, deve-se manter cortinas, janelas e portas fechadas.
É importante frisar que se o cálculo gerar um número de BTU’s que não existe no mercado, como 17 mil, por exemplo, s escolha correta a ser feita é optar pelo primeiro valor acima que seja fabricado. Nesse caso, seria o de 18 mil BTU’s.

Fatores que interferem no resultado final

Equipamentos eletrônicos aquecem o ambiente e, caso exista muitos no local em que o ar condicionado for instalado, considere adquirir um modelo mais potente;

Lâmpadas incandescentes produzem mais calor ao ambiente, se comparadas às fluorescentes. Identifique qual é o modelo que possui e se ele aquece o seu cômodo a ponto de sentir calor quando estiver próximo às lâmpadas;
As janelas permitem a entrada de calor e a cortina, por sua vez, minimiza o aquecimento;

Dependendo da região, o clima do local pode ser diferente das demais localidades, considere adquirir um equipamento um pouco mais potente nos ambientes onde o calor é predominante, para cada fator externo, aconselhavelmente, adicione mais 600 BTU’s à conta final.

Desenvolvido por Tao Design