Você sabe da importância que tem o aterramento elétrico?

O “terra” é um conector que tem valor igual a zero Volt absoluto, seu valor não se altera, diferentemente do neutro. Sua função é eliminar o que podemos chamar de “sujeira” elétrica dos componentes, pois toda carga eletrostática acumulada neles é descarregada para a terra.

Em um equipamento o aterramento é a interligação dele, literalmente, a terra. É um dos fios do seu cabo enterrado, que leva a corrente elétrica diretamente ao solo. E esse fio, é popularmente conhecido como fio terra e é um dispositivo de segurança que normalmente tem as cores verde ou amarela.

Para que serve o aterramento elétrico?

Principalmente com intuito de proteger os usuários do equipamento das descargas atmosféricas também ajuda no funcionamento dos dispositivos de proteção como: disjuntores, fusíveis através das correntes que são desviadas para terra. Além de descarregar as cargas de eletricidade estática que fica acumulada nas carcaças destes equipamentos, ou seja, a importância do aterramento na instalação de ar-condicionado ou de outros equipamentos é de extrema importância e resume-se em PROTEÇÃO.

Nunca deixe de verificar no manual do seu aparelho as indicações e cuidados com instalação e manuseio, o mau uso pode acarretar na perda da garantia de fabrica. Fique atento!

Desenvolvido por Tao Design