Tire suas duvidas sobre prestação de serviços na área da climatização e refrigeração.

A crise econômica que o Brasil vem enfrentando faz com que caiam as vendas em vários segmentos. Não seria diferente para o ramo da refrigeração e climatização. Com estas dificuldades muitos setores são prejudicados, como: fabricantes, funcionários das áreas fabris e também os profissionais responsáveis pala manutenção e instalação destes equipamentos.

Quando falamos ao que se refere à área de serviços voltada à refrigeração e climatização, podemos notar uma séria deficiência, não generalizada, de profissionais que, devido não possuir uma formação especifica com treinamento adequado, tendem a não desempenhar suas funções de uma forma segura e às vezes até inadequadamente.

A área de Refrigeração e Climatização é aquela em que os profissionais elaboram e executam projetos de instalação e manutenção de sistemas de refrigeração, conforme a legislação e as normas técnicas, ambientais, de saúde e segurança no trabalho.

Pensando nisso dissertamos um breve comentário sobre algumas duvidas da profissão.

  1. Quais os setores que o profissional pode atuar?

São diversos os setores que existe a possibilidade de atuação do profissional do ramo de climatização e refrigeração, como por exemplo: segmento Industrial, estabelecimentos comerciais, residencial e automotivo, além de oficinas de refrigeração comercial, entre outros.

  1. Como é a demanda de mercado?

Existe uma demanda muito grande de serviços nas áreas de climatização e refrigeração. A legislação atual exige que qualquer instalação possua um projeto de climatização, gerando uma grande demanda de serviços. Somando as demandas residenciais a existência de vagas no setor se torna clara.

  1. Remuneração.

A remuneração dos profissionais da área esta em torno de R$ 1.200 e R$ 4.000.

  1. Como ingressar no mercado?

Não é complicado o ingresso no mercado, tampouco, exige tanto tempo de formação. Para atuar nessa área, é preciso fazer um curso técnico que dura em média 2 anos e com a grade curricular se aprende sobre fluidos, mecânica, termodinâmica, eletricidade e eletrônica.

  1. Onde fazer o curso?

Existem vários cursos disponíveis no mercado, porém, os mais renomados e com uma grade curricular mais completa são os mais indicados.  Neste caso, o correto é fazer uma pesquisa sobre grade curricular, valores, localidade, entre outros itens que podem ser decisivos na hora de escolher o curso.

Desenvolvido por Tao Design