O ar-condicionado não liga? 4 testes simples que podem ser a solução.

Muitos consumidores, e até mesmo profissionais do setor (iniciantes), entram em contato conosco diariamente com essa dúvida: o ar-condicionado não liga, o que eu faço? Será que queimou? As causas para que isso ocorra podem variar conforme o modelo do aparelho ou a marca, e não quer dizer que não haja solução.

Então, calma, mesmo que o ar-condicionado não esteja apresentando nenhum “sinal de vida”, o problema pode ser simples de resolver. Antes de mexer no aparelho ou chamar um técnico, existem quatro testes básicos que devem ser feitos caso o aparelho não esteja ligando.

1 – Testar se a energia está chegando no ar-condicionado
Verificar se a energia do ambiente está funcionando, e se está chegando até a tomada que o ar-condicionado está ligado. Para isso, use outro aparelho eletrônico.

2 – Verifique o fusível
Se o aparelho não está ligando, pode ser que o fusível esteja queimado. Verifique o fusível e troque se for necessário.

3 – Testar o disjuntor
Verificar se o disjuntor está ligado. Pois se houver alguma queda de luz, o disjuntor pode desarmar. Disjuntor está armado? Desligue o disjuntor, aguarde 10 minutos e ligue novamente.

4 – Teste sem o controle remoto
Tente ligar o ar-condicionado diretamente no painel, sem usar o controle remoto. Se mesmo após esses testes o aparelho continuar não ligando…

Chame um técnico
Mesmo que nenhum desses testes resolva o problema, ele ainda pode não ser tão grande quanto você imagina. Mas o ideal é chamar um profissional técnico para verificar.

Não tente fazer você mesmo (caso não tenha nenhuma experiência). Equipamentos de ar condicionado contam com uma série de peças e uma complexidade que necessita bastante estudo para ser consertado.

Via Portal WebArCondicionado

Desenvolvido por Tao Design