NR-13: norma protege profissionais de climatização e refrigeração – Parte 1

Muitos profissionais do setor de climatização e refrigeração, que trabalham operando equipamentos de engenharia mecânica, desconhecem a NR-13 (Norma regulamentadora 13 do Ministério do Trabalho e Emprego do Brasil). Mas a norma tem como principal objetivo a segurança e a saúde desses trabalhadores.

Através da NR-13 são estabelecidos requisitos mínimos de instalação, inspeção, operação e manutenção de caldeiras a vapor, vasos de pressão e suas tubulações de interligação, visando a segurança dos trabalhadores. Citando os vasos de pressão, eles também são submetidos às inspeções previstas em códigos e normas nacionais ou internacionais a eles relacionado.

Conforme a norma, “todos os equipamentos enquadrados como caldeiras; vasos de pressão cujo produto P.V seja superior a 8 (oito), onde P é a pressão máxima de operação em kPa e V o seu volume interno em m³; vasos de pressão que contenham fluido da classe A, independente das dimensões e do produto P.V; recipientes móveis com P.V superior a 8 (oito) ou com fluido da classe A e tubulações ou sistemas de tubulação interligados a caldeiras ou vasos de pressão, que contenham fluidos de classe A ou B”.

Fonte: Blog Web Ar Condicionado

Desenvolvido por Tao Design