Ar-condicionado pingando? Descubra agora o que fazer a respeito!

É bastante comum situações problemáticas envolvendo aparelhos de ar-condicionado. Os usuários normalmente notam defeitos quando veem o ar-condicionado pingando ou com vazamentos de água. Segundo os técnicos, esses problemas ocorrem devido a uma instalação mal feita ou por falta de manutenção e limpeza.

Mas nada está perdido, e problemas assim podem ser resolvidos mais rápido do que você imagina! A seguir, listamos algumas soluções que irão ajudar você a identificar problemas e prevenir os inconvenientes mais comuns em ar-condicionado antes de chamar um técnico. Acompanhe!

Principais problemas que causam o ar-condicionado pingando

Como dissemos ali em cima, o ar-condicionado pingando tem muito a ver com uma instalação malsucedida, com a falta de manutenção ou devido a outros problemas que podem ocorrer nas peças.

A melhor maneira de resolver esta situação é contratar uma empresa de serviços técnicos ou profissionais especialistas que podem refazer a instalação corretamente, prestar o devido suporte para a manutenção ou substituição de peças.

Saiba mais sobre as causas de vazamento de água no ar-condicionado:

Instalação malsucedida

Se você notar que seu aparelho está pingando desde o dia em que foi instalado, certamente é devido a uma instalação mal feita.

Problemas podem ter ocorrido na tubulação, onde foi utilizado um diâmetro menor do que o que foi especificado pelo fabricante ou ocorreram problemas devido a interligação de vários equipamentos em uma só tubulação.

Desta forma, não há nada a fazer, a não ser refazer a instalação do ar-condicionado.

Bomba de dreno queimada ou entupida

As bombas de dreno são utilizadas em substituição, caso não haja um ponto de drenagem mais próximo. Porém, estas bombas necessitam estar em constante manutenção e limpeza para não ficarem entupidas ou mesmo para não queimarem.

Uma bomba de dreno que foi queimada ou está entupida também pode ser a causa do vazamento de água no ar-condicionado.

Sujeira no ar-condicionado

A sujeira muitas vezes pode também ser a razão do ar-condicionado pingando. Quando partículas de pó se acumulam no interior do aparelho e na bandeja, há um bloqueio da passagem da água para o dreno, ocorrendo desta forma o vazamento de água.

Problemas no filtro do aparelho

Esta pode ser outra causa mais comum de problemas de vazamento. Os filtros do ar-condicionado devem ser periodicamente limpos mensalmente ou a cada 15 dias, quando o aparelho é usado continuamente.

Para fazer a limpeza do filtro, não há necessidade de chamar a assistência técnica. Você mesmo pode fazer isto por utilizar um aspirador de pó ou água morna com sabão.

Vazamento de ar

Caso não haja a vedação adequada do aparelho, o ar quente poderá se infiltrar gerando um choque ao encontrar com o frio, criando a condensação. Com isso, haverá um acúmulo de umidade por baixo do ar-condicionado, o que pode ocasionar o gotejamento. Para resolver este problema é simples: o técnico deverá vedar corretamente toda a parte externa do aparelho.

O que fazer para resolver o vazamento de água no ar-condicionado?

A melhor maneira de resolver é contatar um técnico ou empresa especializada. Caso seu aparelho já tenha mais de 3 anos de funcionamento e nunca houve este tipo de problema antes, pode ser falta de limpeza no sistema de drenagem. É preciso realizar esta manutenção pelo menos uma vez ao ano.

Lidar com problemas de ar-condicionado pingando pode ser uma dor de cabeça. Pequenas limpezas podem ser feitas seguindo o manual de instruções, porém, nunca tente fazer reparos técnicos por si mesmo, se você não conhece do assunto, pois pode acontecer de o aparelho ser danificado irreversivelmente.  Contrate um técnico ou empresa especializada.

Fonte: Blog Ar Condicionado

Desenvolvido por Tao Design